Tuesday, June 7, 2016

Somativa 9: A literatura e a percepção sobre o Brasil


Gosto muito de ler livros inglês mas este ano tive a oportunidade de ler contos e romances em português. Sempre achei que através da leitura podemos conhecer outras realidades, outros mundos que os autores nos-levam. Na primeira leitura “Brás, Bexigas e Barra Funda” eu pude entender melhor a vida dos imigrantes no Brasil. Foi interessante saber que o Brasil foi formado por muitos imigrantes, como os italianos em São Paulo que é uma cidade multicultural. Na segunda leitura “O Ateneu”, a minha percepção sobre o Brasil mudou porque nunca pensei que as escolas brasileiras tinham usado no seculo 19, instrumentos de castigo como a palmatória. Só pensava que isso era comum na cultura Asiática. Foi interessante também conhecer sobre a monarchia no Brasil e um pouco da hístoria do país. No terceiro livro, “Não Verás País Nenhum”, eu pude ver pela primeira vez um autor brasileiro escrevendo uma distopia. Foi uma surpresa porque eu sempre tinha uma ideia do Brasil como um paraíso trópical que nunca tinha guerras. Mas nesse romance, o autor mostrou um país totalmente diferente: era triste, escuro, e deprimente como o livro “1984” de George Orwell. Por coincidencia, eu li “1984” um pouco antes do livro de Loyola Brandão. Foi mais fácil perceber as metáforas em inglês que as metáforas em português. Mas acredito que com as próximas leituras, este problema vai melhorar por que quanto mais eu ler em literatura brasileira eu vou conhecer a cultura do Brasil e desenvolver a capacidade de entender a lingua mais profundamente.

No comments:

Post a Comment