Friday, October 31, 2014

K-Pop Blog!

Na aula de português, nós fizemos um projeto “mundo para o meu mundo”. Nesse projeto, cada aluno deveria escolher um assunto que representasse a sua cultura. Por isso, muitas pessoas escolheram artistas plásticos e cantores famosos do seu país de origem. Eu escolhi o K-pop que é um tipo de música feita por jovens e para as crianças e os jovens. As músicas e as danças desses grupos do K-pop têm como objetivo o entretenimento, ou seja, as letras das músicas não são profundas, não tratam de temas importantes como racismo, etc. Portanto, o objetivo é divertir os fãs. Para isso, os artistas apresentam músicas e danças que não são típicas da cultura coreana tradicional. Pelo contrário, é possível ver uma grande influência das bandas americanas. No entanto, a coreografia é muito mais relevante no K-pop. Tanto que normalmente, os cantores não têm voz muito boa. Por isso, muitos usam a tecnologia para melhorar a qualidade da voz e durante a gravação dos clipes, eles dublam as músicas. Outro diferença com as bandas americanas é que o K-pop tem grupos de quatro a dez pessoas. Quando as bandas têm meninas, elas representam um lado feminino da mulher: a maquiagem é muito bem feita, as roupas não têm um apelo sexual como nos Estados Unidos. No entanto, elas têm que ser muito magras e têm que ter a aparência de uma boneca.
Apesar do grande sucesso das bandas de K-pop na Coreia e no mundo asiático, na minha opinião, elas não representam jovens coreanos porque os artistas são “fabricados”, ou seja, tudo é feito para vender como se eles fossem um produto a ser consumido. Nos shows, os cantores seguem um roteiro, portanto nada é natural. Muitas pessoas acreditam que a vida desses artistas é muito desregrada porque eles dormem muito pouco (como 6 horas por semana!!) e fazem muitos shows. Tudo isso faz com que as pessoas pensem que eles usam drogas e fazem “strip dance”. Dessa maneira, ninguém conhece a personalidade verdadeira deles. Por essa razão, os artistas têm que cuidar muito da imagem.  Por exemplo, as empresas de K-pop não permitem que os cantores namorem entre eles. Por isso, quando eles se apaixonam, têm que usar disfarces para se encontrar.
Concluindo, gosto do K-pop porque é divertido mas não me vejo representada por eles embora, na Coreia esses cantores façam parte da cultura.
d
                                                                                      


1 comment:

  1. Julie, eu amei sua postagem! Eu acho que teve muita informação e contexto sobre o K-Pop, e também adicionou muitos detalhes. Eu concordo com você quando se refere a imagem dos artistas do K-Pop. Elas e eles tem que ser perfeitos. A beleza fisica é muito importante nessa parte da cultura, similar a da cultura americana. Eles não tem a chance de demonstrar a verdadeira identidade deles, e causa que os fãs tenham informações falsas. Acho que é relacionado com as pessoas que querem ser cientistas ou matemáticos. Eles tem que se esforçar para ter notas muito boas e conseguir uma universidade boa.

    http://www.adl.org/assets/images-content/education-outreach/confronting-anti-semitism/students-studying-college-campus-istock-000026368965-380.jpg

    ReplyDelete